Municípios selam parceria com a Usiminas para novas ações do programa “Caminhos do Vale”
21/02/2018

Foi realizada no dia 15 de fevereiro de 2018, no teatro Zélia Olguim, em Ipatinga, a cerimônia de assinatura dos termos de coparticipação entre a Usiminas e afiliados à Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Aço (AMVA) para a edição de 2018 do programa “Caminhos do Vale”. Além de prefeitos e assessores de mais de 20 municípios, a solenidade contou com a presença do secretário do Estado de Cidades e Integração Regional, Carlos Murta, ex-prefeito, que anunciou a liberação de máquinas e equipamentos para a região.

A Usiminas foi representada pelo vice-presidente industrial Túlio Chipoletti e pelos diretores Roberto Maia e Jose Luiz Llanos, a ANVA foi representada pelo seu presidente Aílton Silveira e o secretário executivo Albson Alvarenga.

Para o programa de 2018, foi adota a bandeira com o tema “Todos pela Água”. O número de municípios foi elevado de 26 para 36. Além da recuperação de estradas vicinais, o chamado agregado siderúrgico, produzido e disponibilizado pela Usiminas será também empregado como corretivo de solo na recuperação de matas ciliares e como elemento filtrante na implantação de Estações de Tratamento de Esgoto sustentáveis. Essas ações estão em parceria com a Fundação Renova, o Instituto IBIO e a Universidade Federal de Viçosa.

RECUPERAÇÃO DE NASCENTES

Outra vertente ambiental do programa “Caminhos do Vale” é o compromisso de recuperação de nascentes. Em Ipatinga, já foram recuperadas 565 nascentes, potencializando o Plano Municipal de Gestão das Águas, com repercussões positivas na bacia hidrográfica, como enfatizou o diretor de Coprodutos da Usiminas, Henrique Santos. Em 2017, o programa possibilitou a recuperação de 950 quilômetros de estradas vicinais, 50 quilômetros de vias urbanas, 35 pontes e 935 nascentes.

A FORÇA DA UNIDADE

“Embora se trate de uma iniciativa efetivamente inovadora, esse amplo sucesso só tem sido possível com a unidade dos municípios em torno de objetivos comuns. Isso demonstra a importância de estarmos juntos nas jornadas que visem o bem-estar da coletividade. E outro aspecto que muito me agrada no programa é a valorização do homem do campo, cidadãos que custam pouco à Nação, nutrem as cidades com os mais variados gêneros alimentícios e quase nunca tem o devido reconhecimento”, destaca o prefeito de Ipatinga Sebastião Quintão em seu pronunciamento de abertura do evento.

Os termos de coparticipação já foram assinados pelos prefeitos de Antônio Dias, Bugre, Córrego Novo, Dionísio, Dom Cavati, Governador Valadares, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Itanhomi, Jaguaraçu; Joanésia, Malacacheta, Marliéria, Mesquita, Pingo D’água, São Domingos das Dores, São João do Oriente e Sobrália.

Em 2018, o programa “Caminhos do Vale” deverá destinar aos municípios um total de 800 mil toneladas de agregado siderúrgico. Estima-se que sejam beneficiadas aproximadamente 1,3 milhões de pessoas.