Resultado de combate ao fogo/08/11/2019
09/11/2019

Resultado dos trabalhos de combate ao fogo na sexta feira, 08/11/2019.
Após a instalação da Central de Operações, diante das informações coletadas com as pessoas que já estavam atuando no combate ao incêndio, definiu-se a estratégia de atuação das equipes de campo.
Estabelecidas como prioridades: Proteção de nascentes, maciços florestais, propriedades ou residências, além da segurança das pessoas envolvidas na operação e moradores da região.
Foram lançados a campo: 6 bombeiros militares; 35 brigadistas da Cenibra; 10 brigadistas da prefeitura de Marliéria e 10 brigadistas da prefeitura de Jaguaraçu, além de vários veículos e funcionários que atuaram no apoio logístico.
No início da tarde, as equipes contaram com o reforço do helicóptero Carcará, da Polícia Civil, que realizou sobrevoos de reconhecimento, atividade imprescindível para a definição dos pontos de atuação no combate, uma vez que a área atingida é extensa e muito acidentada, o que dificulta a visualização e a definição da estratégia de atuação dos brigadistas.
Como a parte da manhã ficou comprometida com o planejamento e organização da operação, as equipes iniciaram os trabalhos de combate no final da manhã, em três pontos distintos da linha de fogo, em dois locais em que era possível o combate direto ou o controle, além de outro local em que foram construídos mais de três mil e quinhentos metros de aceiros, para tentar evitar que o fogo atingisse toda  a reserva da Jacuba.
Ao final do dia, em novo sobrevoo, constatou-se que o fogo alcançou o cume do pico do Machado, saltou o aceiro da Apa da Jacuba, desceu a encosta do Machado pelo flanco esquerdo, sentido a Apa da Jacuba e pelo flanco Direito, sentido ao Bonfim, além de, pelo lado direito do Pico do Machado, continuar avançando pelas cabeceiras, sentido a Comprida e Salvador Gomes.
Constatou-se também que os brigadistas conseguiram controlar e extinguir o fogo próximo a algumas propriedades rurais, além de várias nascentes e áreas de vegetação nativa, mas, ocorrendo também a destruição de uma enorme área de vegetação nativa, principalmente na parte mais alta da Apa da Jacuba.
No inicio da noite, uma equipe dirigiu-se ao alto do Machado, onde, no sobrevoo da tarde foi detectado um avanço da linha de fogo, tendo ali permanecido até as 21:30, para impedir que o fogo saltasse sobre a estrada e atingisse o lado direito da mesma, que tem conexão direta com o Pico do Jacroá.
Diante da complexidade das operações, em função da topografia, extensão da área atingida e das dificuldades de acesso, toda e qualquer ajuda é importante e que tiver condições de contribuir, será muito bem-vindo, principalmente com veículos 4X4, para transportar brigadistas, como brigadista voluntário, ou para outras atividades de apoio.
No sábado, as operações serão iniciadas äs 6:00 da manhã, sendo o ponto de encontro no Almoxarifado central da Prefeitura de Marliéria.