Coordenação dos trabalhos de combate ao fogo.
08/11/2019

Instituto Estadual de Florestas, Corpo de Bombeiros Militar, Prefeitura de Marliéria, Prefeitura de Jaguaraçu e Cenibra, instalam centro de operações em Marliéria, para gerenciar ações de combate ao incêndio florestal que acomete a região do Bomfim, Jacuba e Salvador Gomes.

A Central de Operações foi instalada na sala de reuniões do prédio da Prefeitura de Marliéria, onde são atualizadas as informações e estão sendo tomadas as decisões acerca da estratégia de atuação das equipes de campo.

O incêndio iniciou-se em uma propriedade rural no Córrego do Machado, tendo devastado uma enorme área naquela comunidade, subindo pela encosta da serra até alcançar o Pico do Machado, na divisa dos Municípios de Marliéria e Jaguaraçu, de onde está se alastrando em direção à Localidade de Bonfim, em Marliéria, em direção à Jacuba, em Jaguaraçu, com riscos de avançar, pelas condições climáticas, sentido ao Município de Timóteo.

Para o combate, estão empenhados: Corpo de Bombeiros Militar, Prefeituras de Marliéria e Jaguaraçu, Cenibra, além de recursos como aeronaves (dois aviões air tractor, do Previncêndio/IEF) que lançam água nos pontos de maior incidência de chamas, para possibilitar o trabalho das equipes de solo.

As condições de combate são muito complexas, uma vez que a região é de topografia extremamente acidentada e possui densa vegetação, o que, diante das condições climáticas atuais, favorece muito a propagação do fogo, obrigando à coordenação trabalhar com muita cautela, para preservar, principalmente, a segurança das equipes de campo.