Marliéria convida a todos para a 26º Romaria Ecológica Diocesana Bispo Dom Helvécio.
08/07/2019

A Prefeitura Municipal de Marliéria, o IEF- Parque Estadual do Rio Doce, a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano e a Paróquia de Nossa senhora das Dores, convidam a todos para a 26º Romaria Ecológica Diocesana Bispo Dom Helvécio.

Parte da programação de comemoração dos 75 anos de criação do Parque Estadual do Rio Doce, a Romaria Ecológica tem como objetivo o resgate dos fatos históricos e religiosos do século passado, relembrando os esforços do Bispo Dom Helvécio, na década de 1930, para a preservação e conservação da área que veio a ser transformada em reserva ecológica.

Os romeiros refazem a cavalo o percurso que Dom Helvécio e a população marlierense fez no início da década de 1930, conduzindo uma imagem de Nossa Senhora da Saúde, percorrendo a hoje conhecida como “Estrada Parque Bispo Dom Helvécio”, de Marliéria até o Parque do Rio Doce, onde é realizada uma missa, repetindo o gesto feito à aquela época, encerrando as comemorações do aniversário do Parque.

A programação deste ano teve início dia 06 de julho e terá seu encerramento com a Romaria no dia 13, contando com a participação das Romarias de Marliéria, Timóteo e Dionísio, que, durante a semana, realizarão diversas missas comemorativas com a presença da imagem de Nossa Senhora da Saúde.

Além dos eventos religiosos, ainda ocorrerá uma feira com artesanatos e produtos típicos da região, contando ainda com apresentações musicais.

Em Marliéria, as festividades acontecem a partir do dia 10 do mês (esta quarta-feira) e irão até o último dia da programação.

PROGAMAÇÃO MARLIÉRIA:

- 10/07:

19h – Celebração em Ação de Graças na Igreja Matriz, acompanhada pela Imagem Nossa Senhora da Saúde.

- 11/07:

- 12/07:

17h 30min – Chegada dos cavaleiros de Dionísio;

19h – Celebração na Igreja Matriz.

- 13/07:

06h 30min - Início da Romaria Ecológica com saída da imagem de Nossa Senhora da Saúde da Igreja Matriz;

08h – 1º Parada da Romaria Ecológica no Pico do Jacroá e bênção aos Cavaleiros;

09h – 2º Parada da Romaria Ecológica na Fazenda Juca de Nelson;

10h 30min – Bênção aos Cavaleiros na Igreja da Comunidade de Santa Rita;

11h – Encontro das Romarias Ecológicas de Marliéria, Dionísio e Timóteo - Entrada do PERD;

11h 10min – Chegada ao Parque Estadual do Rio Doce. Liturgia Eucarística e recondução da imagem de Nossa Senhora da Saúde à Capela. Entrega de moção do Conselho Consultivo do PERD.