Secretaria de Ação Social reforça parceria com Ministério do Desenvolvimento Social
03/04/2018

MDS convoca idosos do BPC

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) está convocando idosos que recebem o BPC, Benefício de Prestação Continuada, para inscrição no Cadastro Único, um banco de dados que dá acesso a programas sociais do Governo Federal. Para que essa informação chegue ao maior número possível de idosos, ou seus responsáveis, o MDS pede a sua parceria.

Para apoiar o MDS, você pode compartilhar essa informação com o maior número possível de pessoas ou afixar esse boletim informativo em locais de grande circulação. Assim, você estará ajudando idosos a manter seu benefício e a serem atendidos por outros programas sociais do Governo Federal, além do BPC.

O que é preciso falar

O cadastramento pode ser feito pelo idoso ou pelo Responsável Familiar. O responsável deve ter mais de 16 anos, morar na mesma casa do beneficiário e também dividir as responsabilidades com despesas e renda. Para o cadastramento, deve-se procurar um posto do Castrado Único e do Programa Bolsa Família ou ir ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), levando o CPF, conta de luz, RG  de todas as pessoas da família.

A inscrição é obrigatória. Quem não estiver no Cadastro Único pode ter o benefício cancelado. Por isso, a recomendação é deixar os dados em dia o quanto antes. Essa é melhor forma de garantir os direitos dos beneficiários e ajudar o governo a atender a quem realmente precisa.

Em caso de dúvidas, ligue para o MDS. A ligação é de graça: 0800 707 2003 (esse número atende apenas ligações feitas por telefones fixos).