Caminhos do Vale amplia abrangência em 2018
02/01/2018

Mais de 900km de estradas recuperadas, 935 nascentes restauradas e cerca de 850 mil pessoas beneficiadas em 26 cidades do colar metropolitano do Vale do Aço.

Esses são apenas parte dos números que comprovam o sucesso do programa Caminhos do Vale.

Os dados foram apresentados na noite do dia 20/12/2017 a grupo de prefeitos e representantes dos municípios participantes, novos entrantes da Associação de Municípios do Vale do Aço (AMVA), durante a reunião de encerramento das atividades de 2017, realizada no teatro Zélia Olgium, em Ipatinga.

A expectativa da Usiminas, idealizadora da ação, é que os resultados sejam ainda melhores em 2018, com a ampliação das atividades para mais de 10 cidades do entorno do Vale do Aço, totalizando 36 municípios participantes, e a chegada de novos parceiros. “A grande procura por informações sobre o programa e o crescimento das adesões mostra que estamos conquistando resultados reais para a população, por meio da atuação conjunta entre poder público, empresas e entidades diversas. Queremos juntos buscar soluções para o desenvolvimento de nossas comunidades da região”, avalia o diretor da Usina de Ipatinga, Roberto Maia.

Outra novidade para o próximo ano é a aplicação do agregado siderúrgico, com tratamento especial, também na recuperação de matas ciliares. Estudos realizados nos próximos meses indicam que o material apresenta bons resultados como corretivo do solo e contribui para a estabilização das margens de rios e córregos durante o período de crescimento das árvores.

José Afonso Coura, Secretário de Obras de Marliéria, juntamente com Suzy Avelino Trindade, Secretária de Turismo e

Meio Ambiente, Siliane Oliveira Quintão, Secretária de Administração e Vanderlei de Castro Quintão foram prestigiar a

ultima reunião do Programa Caminho dos Vales juntamente com Henrique Hélcio, coordenador do programa (centro da foto).

SOBRE O CAMINHOS DO VALE

Desenvolvido há cerca de três anos, o Caminhos do Vale destina o agregado siderúrgico – oriundo do processo de produção de Aciaria – com alta resistência ao desgaste, para a pavimentação de estradas rurais na região do Vale do Aço. Em contrapartida à doação do produto pela Usiminas, as prefeituras participantes se comprometem com o desenvolvimento de programas socioambientais em prol das comunidades e com a recuperação de nascentes.

Marliéria foi um dos cinco municípios pioneiros do programa e está sempre em prol a ajuda-lo a crescer cada dia mais.

Fonte: usiminas.com/blog