Departamento endemias promove pesquisa de levantamento do índice para infestação de Aedes Aegypti.
28/01/2021

Teve início na segunda-feira do dia (18) o primeiro levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIA) no município de Marliéria.

O departamento de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde através do coordenador de Endemias e os Agentes de Combate às Endemias (ACE’S), promoveu a pesquisa de levantamento do Índice para infestação de Aedes aegypti em todo perímetro urbano do Município, sendo coletadas 33 amostras (9 amostras na Sede e 24 no Distrito).

Procedeu a análise das amostras, foram constatadas 6 amostras positivas para Aedes aegypti para 9 coletas na Sede e 11 amostras positivas para Aedes aegypti para 24 coletadas no distrito de Cava Grande.

Na Sede, observa-se um índice de 5,3% de infestação e no Distrito, um índice de 4,8%, resultando num percentual de 4,01% para todo o Município. A referência de acordo com o Ministério da Saúde são: inferiores a 1%: estão em condições satisfatórias, de 1% a 3,9%: estão em situação de alerta, e superior a 4%: há risco de surto de dengue. Com base nestas referências, o Município de Marliéria está em risco de surto de Dengue.

A população está há mais tempo dentro de casa e por isso, deve zelar pelo ambiente, evitando os locais de proliferação do mosquito, receber bem os Agentes de Combate às Endemias para manter a meta de trabalho.

A equipe de Endemias vem fazendo visitas regulares, monitorando diversas situações dentro do Município, realizando ações mecânicas de retirada de focos quando encontrados.

O acesso do ACE deve ser permitido na área externa das casas para o trabalho de vistoria, tudo feito de forma segura, com uso de máscaras e mantendo o distanciamento social.