Secretaria Municipal de Saúde realiza ações do Novembro Azul no Município.
29/11/2019

Neste mês de Novembro, considerado o mês de cuidados da saúde do homem, a Secretária Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal de Marliéria, realizou ações de combate ao câncer próstata nas Unidades Básicas de Saúde do Município.

Nos dias 25 e 28, foram oferecidas palestras sobre o câncer de próstata, ministradas pelas equipes das Unidades de Saúde Básica da Sede e de Cava Grande.

Quem compareceu ao evento e estava em jejum, já pode realizar o exame PSA (em inglês, Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em português). Os que não puderam realizar o PSA por algum motivo, tiveram a oportunidade de marcar um horário para a realização do exame.

A equipe ficou à disposição para esclarecer dúvidas e dar orientações do que se deve fazer em caso de diagnóstico da doença. Ainda sendo incentivada a importância de abrir mão do preconceito da realização do Exame de Toque, que é essencial no diagnóstico precoce.

Nos dias dos eventos, quem compareceu ainda participou de um sorteio de diversos brindes, ainda tendo a oportunidade de aproveitar um café da manhã nutritivo.