Município constrói nova parceria, para melhorias e manutenção na “Estrada Parque Bispo Dom Helvécio”.
01/07/2019

Marliéria tem se empenhado num esforço contínuo por melhorar suas vias e estradas de acesso às regiões rurais.

Há de se ressaltar a importância da parceria com a USIMINAS, por meio do “Programa Mobiliza Pelos Caminhos do Vale”, que tem possibilitado a utilização do agregado siderúrgico, material de importância estratégica, que possibilitou um salto na qualidade destas estradas.

No decorrer do Mês de junho, o Município firmou nova parceria com o DER, onde, através de um acordo, está sendo feita uma intervenção no trecho da serra do Jacroá, da “Estrada Parque Bispo Dom Helvécio”. Este trecho é de responsabilidade do DER, e faz parte da obra que foi iniciada e não concluída da ESTRADA PARQUE, deixando a mesma em situação precária.

Por se tratar de estrada de chão, com topografia bastante acidentada, tem sérios problemas de erosão, principalmente na parte de drenagem, pois o excesso de água de chuvas nas vias faz grandes estragos nas mesmas, dificultando muito o trânsito no período de chuvas.

No acordo agora firmado, o DER está disponibilizando um rolo compactador e um caminhão pipa, ficando a cargo do Município o material (agregado siderúrgico), seu transporte até o local e a aplicação do material, parceria semelhante a outra firmada com o DER no ano de 2015, que promoveu este mesmo serviço no trecho da serra do Jacroá e na MG 760, naquele ano.

Desta forma, está sendo feito um serviço de restauração de alguns trechos já danificados por erosões e ainda a aplicação do agregado siderúrgico em toda a extensão, com posterior compactação, o que dá uma qualidade infinitamente superior ao serviço, mais segurança e conforto aos usuários da via.

Estão sendo construídos também equipamentos de drenagem, como rampas de contenção de águas de chuva e caixas de infiltração, objetivando a redução da quantidade de água no leito das vias e a diminuição dos danos causados pela erosão.