Expedição Piracicaba faz parada em Marliéria
04/06/2019

Dia 2 de junho, no domingo, a Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio chegou em Marliéria.

O movimento tem como objetivo fazer um levantamento científico, coordenado pela UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá, Campus Itabira) e comparar os parâmetros entre a nova expedição e a “Expedição Piracicaba 300 Anos Depois” realizada à 20 Anos, em 1999.

Com esse comparativo, será demostrado a quantidade e qualidade de águas ameaçadas por ações antrópicas que põem em risco a saúde da Bacia, as diferenças e alterações ocorridas no período dos vinte anos, para fundamentar ações e políticas públicas de socorro e salvação do Rio Piracicaba.

A caravana percorreu as ruas da cidade, dirigindo-se ao Mirante do Pico do Jacroá, onde o funcionário do Município, Domingos Sávio de Castro, fez uma palestra sobre a origem da cidade de Marliéria e do Parque Estadual do Rio Doce, reforçando o forte caráter ambientalista da região, sua importância hídrica, tanto para o Rio Piracicaba quanto para o Rio Doce, além da significativa reserva de Mata Atlântica, tanto na área do PERD quanto em remanescentes florestais existentes em todo o território do Município.

Do Mirante, deslumbrados com o que viram e ouviram, os expedicionários seguiram rumo ao Parque Estadual do Rio Doce, onde ocorreu a Cerimônia Oficial, no Auditório Borun do Watu, que contou com a participação de diversas autoridades e membros da comunidade.

No evento, aconteceram a fala da Secretária de Meio Ambiente, Suzy Avelino, do Prefeito Geraldo Magela (Lalado) e uma explicação sobre os objetivos da Expedição pelos participantes, Geraldo Magela Gonçalves (Dindão), Diretor Geral da Expedição, Flamínio Guerra, Presidente do Comitê de Bacias do Rio Piracicaba, Alam Mota, Analista de programas do IGAM e Glaucio Marques, Professor Doutor de Engenharia Ambiental da UNIFEI, um dos responsáveis técnicos da expedição.

Fez-se a entrega dos diagnósticos do Programa Rio Vivo a proprietários rurais marlierenses, programa que tem como objetivo a revitalização da bacia do Rio, cuja atuação vem acontecendo no Município a cerca de dois anos, custeado pelo comitê de Bacia do Piracicaba, um dos patrocinadores também da expedição.

O evento ainda contou com a participação do Projeto Musicalizando Marliéria, que tem o objetivo de dar a oportunidade as crianças e jovens da sede de aprenderem música e a tocar algum instrumento, que abrilhantou a cerimônia com um momento cultural, tendo encantado os presentes, com um repertório variado.

O evento realizado e a estada dos expedicionários no Município contaram com o apoio e patrocínio da Prefeitura de Marliéria e do Parque Estadual do Rio Doce.

Segundo o Prefeito Lalado, essa é uma oportunidade de participar de uma mobilização social em defesa da revitalização dos cursos d’água e nascentes, além de promover e divulgar a vocação ambiental no município de Marliéria.