“Dia D” de vacinação contra a influenza
10/05/2019

Sábado, 4 de maio, foi o “Dia D” da 21º Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza realizado nas Unidades Básicas de Saúde do município.

A proposta do dia é de reforçar e incentivar a imunização de todos os grupos prioritários que, no Município, já estavam sendo vacinados desde o dia 22 de abril.

Em Cava Grande e na sede, muitas pessoas foram vacinadas durante o dia. A equipe da saúde, que durante os últimos dias, esteve em diversas localidades do Município realizando a vacinação, esteve de prontidão nas Unidades de Saúde, para o atendimento ao público que atendeu ao chamado da campanha.

O período de vacinação começou às 8h da manhã e foi até às 17h. Quem compareceu e se enquadrava nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, recebeu uma dose da vacina trivalente que garante proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e a influenza tipo B Victoria.

A campanha foi iniciada no dia 10 de abril e continuará até 31 de maio. O atendimento dos grupos de risco será até o último dia pelo Sistema Único de Saúde e suas unidades.

As parcelas aptas a receberem a dose da vacina incluem os trabalhadores da saúde, povos indígenas, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos a partir dos 60 anos, professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, e funcionários do sistema prisional, além de gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos.

Vale ressaltar a importância da vacina para prevenção e controle dos vírus e suas variações no território nacional.