Iniciada a Campanha do Maio Amarelo 2019 no Município
08/05/2019

Na festa do Trabalhador, na quarta-feira, dia 1º de maio, aconteceu também o início da campanha MAIO AMARELO.

MAIO AMARELO é uma campanha de conscientização sobre a importância de se respeitar as leis e normas de trânsito, cujo público alvo é, primeiramente, as crianças e alunos do ensino fundamental, para que estes possam levar a informação e o conhecimento a quem estiver ao seu redor, de forma a se atingir os condutores de veículos, objetivando chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito.

O mês será marcado pela conscientização sobre a segurança viária e a proposta é que os adultos ouçam os conselhos dados pelas crianças, que são ingênuas e inexperientes perante a vida, tendo uma observação do que é certo ou errado com maior eficácia e sem filtro.

Toda a equipe das secretarias de Saúde e de Educação foi mobilizada para promover ações de conscientização, através da difusão de informações sobre a campanha, distribuição de panfletos educativos e palestras à comunidade.

Algumas ações foram feitas no prédio das Unidades de Saúde, como a iluminação da fachada de amarelo, a utilização do banner da campanha, vídeos informativos sobre o movimento sendo passados na sala de espera que continuarão durante o mês inteiro em ambas as unidades de saúde e a disponibilização de atividades lúdicas para as crianças enquanto aguardam o atendimento pediátrico.

No evento de comemoração do primeiro de maio, os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal José Pedro da Silva participaram da corrida rústica e ainda foi promovido um torneio de futebol com as crianças do Projeto “Esporte, Orgulho e Cidadania”, além de outras atividades esportivas.

A equipe de apoio do evento e as crianças que participaram da corrida usaram viseiras amarelas em referência as cores do movimento.

Espectadores curiosos que se aproximaram das atividades esportivas, puderam se conscientizar dos problemas que devem ser enfrentados e combatidos no trânsito, o que espera-se, traga o engajamento e a propagação do conhecimento a todas as camadas da sociedade.

O Prefeito Lalado que esteve presente, onde ressaltou a importância da campanha para a conscientização no trânsito e segurança, primeiramente das crianças e depois, de todos os usuários das vias, pois só com o conhecimento, as pessoas poderão respeitar e cumprir as normas, tornando circulação e deslocamentos mais seguros, tanto para pedestres quanto para condutores de veículos.

Durante o decorrer do mês acontecerão outras atividades dedicadas à proposta no município. Além de novas ações, serão utilizados stands informativos, panfletos educacionais e outras maneiras de suporte.