Município promove curso de capacitação para motoristas e operadores de máquinas.
30/04/2019

Aconteceu, nos dias 27 e 28 de abril, no centro de treinamentos do Parque Estadual do Rio Doce, um curso de capacitação direcionado a motoristas e operadores de máquinas do Município, além de funcionários ou prestadores de serviços da Unidade de conservação, cuja participação foi possibilitada pela parceria existente entre o Município e o PERD.

O curso abordou os conteúdos: direção defensiva, direção econômica e legislação de trânsito, sendo ministrado por Geraldo Ângelo Cota, um instrutor com experiência de mais de trinta anos no ramo de transportes, dos quais, mais de vinte anos como instrutor. A realização aconteceu no regime de “imersão”, onde toda a equipe foi conduzida ao centro de treinamentos do Parque Estadual do Rio Doce, ficando durante todo o dia 27/04 (sábado) participando das aulas teóricas, deslocada do cotidiano, de telefones e de interferências externas, proporcionando um melhor envolvimento e participação dos colaboradores.

Na noite do sábado, aconteceu uma confraternização, com sorteio de brindes, jogos de truco, música e muita animação, com a presença de todos, num momento de congraçamento e integração.

No domingo, durante o período da manhã, ocorreram as aulas práticas, onde cada colaborador pode constatar e aplicar os conceitos discutidos nas aulas teóricas do sábado, além de acompanhar as orientações dadas a cada um para minimizar as falhas e problemas na condução dos veículos.

Foi apresentado ainda aos colaboradores o sistema de rastreamento dos veículos oficiais, mostrando os recursos e funções do equipamento, de forma a proporcionar mais segurança e tranquilidade aos motoristas e condutores, onde todo veículo tem gravado o histórico de imobilidade e deslocamentos, com registros de velocidade e localização, podendo ser monitorado em tempo real ou a qualquer momento num período de cinco anos após a utilização.

O instrutor, senhor Geraldo Ângelo, aplaudiu a iniciativa da administração, ressaltando a importância desta capacitação tanto para o engrandecimento profissional dos colaboradores, quanto para a economia de recursos do Município, seja em combustível ou na manutenção e operação dos veículos.

Junto aos participantes, a aprovação foi geral, tendo alguns colaboradores abordado a organização para parabenizar a iniciativa e pedindo ainda que seja uma constante este tipo de treinamento, pois, segundo concluíram, traz excelentes resultados práticos também para eles, que passam a atuar com mais responsabilidade, segurança e conhecimento.
Dentre estes, podemos destacar o depoimento de Geraldo Cecílio, que dirige a mais de trinta anos, afirma que já aplica parte destes conceitos abordados no treinamento, mas que, nunca tinha recebido orientações de forma tão objetiva e direta como ocorreu na oportunidade. Geraldo acredita ainda que, daqui por diante, terá condições de praticar ainda melhor a condução econômica, preservando os veículos e proporcionando mais conforto e segurança aos cidadãos que utilizarem os serviços prestados pelo Município.

O Prefeito Lalado, que também esteve presente no evento, afirmou ter ficado muito satisfeito com a repercussão junto à equipe de colaboradores, acreditando que os resultados práticos serão de grande importância para o Município e para a comunidade, que terá melhores veículos à disposição, com menos problemas de manutenção, além de melhores serviços.